Desafio minimalista de 30 dias

06/02/2015

Foto: Camila Maria

Querer ter um ano diferente é ter pensamentos diferentes, atitudes diferentes aos anos anteriores. É procurar fazer coisas novas, é se redescobrir e redescobrir o mundo. E por que não começar essa nova fase com um desafio? Um desafio distinto dos outros?

Estava eu dando uma olhada no meu Feedly, quando encontro esse desafio no blog Coisas Fúteis. Me apaixonei e pensei comigo: "Vou tentar, por que não? Não tenho nada a perder.". Pelo contrário, acredito eu que esse desafio irá atribuir uma melhora na minha vida. Irei começar hoje mesmo e convido você a começar comigo o quanto antes.

Todas as atribuições e explicações:

1. Fique offline por um dia: as mídias sociais, e tudo aquilo nos prende no mundo online e nos impede de viver um mundo real. Então, hoje: faça logoff e desfrute da calma de ficar desconectado.
2. Medite por 15 minutos: a meditação reduz o estresse e a ansiedade e lhe dá uma tonelada de energia extra e clareza mental.
3. Destralhe sua vida digital: dê uma geral na sua desordem digital hoje. Limpe seu desktop, apague todos os arquivos que não lhe são mais necessários e crie uma estrutura de pastas simples, sem complicações.
4. Um dia sem reclamações: queixar-se é nunca produtivo e é um catalisador para padrões de pensamentos negativos. Desafie-se a não reclamar sobre pequenas coisas hoje. Aceite a situação e siga em frente, ou encontre uma solução.
5. Identifique 3 ou 6 das suas prioridades principais: acima de tudo, o minimalismo é sobre descobrir o que é mais importante para você na vida e como acrescentar mais do que a sua rotina do dia-a-dia. Hoje: cavar fundo e fazer uma lista de suas 3-6 principais prioridades na vida.
6. Siga um ritual matinal: comece o seu dia com um ritual da manhã relaxante e energizante, em vez de imediatamente verificar o seu e-mail ou mídia social. Medite, escreva, se alongue ou leia um livro.
7. Simplifique sua lista de leitura: hoje: reduza sua lista de leitura. Mantenha apenas as fontes que são significativas para você e que acrescentam algo para o seu dia.
8. Aprenda a desfrutar da solidão: passe pelo menos 3 horas (de preferência mais) sozinho, sem meios de comunicação social ou conversas de fundo da TV. Preste atenção no que é a sensação de estar em completa solidão e, se quiser, anote os seus pensamentos.
9. Diminua sua coleção de cosméticos: enfrente seus produtos de beleza de hoje! Faça uma lista de tudo que você usa em regularmente a partir do topo de sua cabeça (sem verificar seu guarda-roupa). Jogue fora ou doe todo o resto.
10. Nenhum email ou mídia social até o almoço: use suas horas mais produtivas do dia para resistir a verificação de seus feeds até a hora do almoço.
11. Avalie seus compromissos: anote todos os seus compromissos regulares, projetos paralelos e outras responsabilidades. Em seguida, seja honesto: qual desses você só mantém por obrigação e o que você realmente gosta ou é significativo para você?
12. Defina suas metas para este ano: definir metas impede de viver de forma reativa, passiva e ajuda a alinhar suas ações diárias com suas verdadeiras prioridades. Hoje, reservar pelo menos 30 minutos para selecionar de 1 a 3 objetivos grandes e emocionantes para este ano.
13. Limpe o seu armário: reserve uma tarde para organizar suas roupas e até separar para doação peças que não usa mais. Livrar-se de qualquer coisa que não faz você se sentir confiante e inspirado.
14. Dê um passo para aprender uma nova habilidade: aprendizagem expande seus horizontes e pode ser muito divertido! Hoje, escolha uma habilidade que você sempre teve curiosidade, recolha o que você precisa para começar!
15. Examine seus hábitos diários: hoje, dê uma olhada em seus hábitos diários, a partir de sua rotina matinal até a maneira de trabalhar com suas atividades noturnas. Quais os hábitos que você poderia melhorar, o que você deve largar, qual novo você poderia pegar?
16. Não compre nada por 24 horas: não compre nada, nem mesmo comida ou coisas essenciais, durante 24 horas (certifique-se de se preparar com antecedência). Então veja como você se sente!
17. Pratique uma tarefa por vez: nada drena a energia mais rapidamente do que constantemente alternar entre várias tarefas. Pratique realmente se concentrar em uma coisa de cada vez usando um timer. Faça tempos de trabalho concentrado com pausas regulares no meio.
18. Deixar de seguir e desfazer amizade: de-estresse sua experiência com mídia social sendo um pouco mais seletivo sobre quem você segue. Você realmente precisa ficar amigo no Facebook de pessoas que você não fala há anos? Vá até a sua lista e reduza o tamanho.
19. Vá para uma caminhada e pratique mindfulness (atenção plena): as caminhadas são uma grande oportunidade para a prática de mindfulness. Escolha um percurso familiar e preste total atenção ao seu redor com todos os sentidos. Você ficará surpreso com quantas coisas novas que você vai notar e como você vai se sentir revigorado depois.
20. Sem TV o dia todo, leia ao invés: todos os dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul que perturba a nossa produção de melatonina e reduz a qualidade do sono. Assim, em vez de acabar a sua noite com um par de episódios de sua série favorita, deite-se no sofá com um bom livro hoje!
21. Escreva por vinte minutos: escrever ajuda a organizar seus pensamentos e desestressa. Sente-se por 20 minutos hoje para escrever sobre qualquer coisa que vier à mente. Se você gostar, considere a incorporação de uma sessão diária rápida em sua rotina regular.
22. Crie uma rotina de dormir relaxante: melhore seus níveis de qualidade e de energia do sono tomando tempo para encerrar adequadamente o final de cada dia. Faça alguma escrita, leia um bom livro, tome uma xícara de chá, deixe tudo pronto para o dia seguinte, etc. Experimente hoje!
23. Vá de cara limpa: reveja o que você considera essencial, seguindo uma rotina de beleza simples só por hoje (sem maquiagem e cuidados com a pele). Você pode muito bem descobrir que muitos dos produtos que você pensou que você precisa são realmente opcionais e pode agilizar sua rotina regular um pouco.
24. Pratique a gratidão: tornar-se um minimalista é, acima de tudo, estar atento e apreciar as pequenas (e grandes) coisas que já fazem parte da sua vida. Atribuição para hoje: faça uma longa lista de tudo (e todos) que você é grato na vida.
25. Deixe o dia inteiro não planejado: em nossa cultura, estamos tão acostumados a fazer o máximo proveito de cada minuto livre do dia que pode ser quase assustador não ter quaisquer planos para uma vez. Seja corajoso hoje e ver onde levá-lo.
26. Identifique seus gatilhos de stress: o primeiro passo para reduzir o estresse diário é identificar seus gatilhos pessoais. Tente isto: tome notas de seus níveis de stress e suas atividades em intervalos regulares ao longo de um dia de semana. Depois de ter identificado seus gatilhos de stress, descubra como você pode evita-los no futuro.
27. Limpe o seu lixo de gaveta: livrar-se da desordem pode ter um efeito quase terapêutico, porque ajuda a lidar com todas as diferentes emoções que estão ligadas ao material. Complete a sua própria sessão de terapia hoje limpando a gaveta/caixa/canto mais desordenado de sua casa ou quarto.
28. Deixe de lado um objetivo: a chave para alcançar metas como um minimalista é definir os corretos em primeiro lugar! Em vez de perseguir as coisas que você acha que deveria querer, descubra o que realmente te faz feliz. Deixe de lado todos os objetivos que não são significantes para você hoje.
29. Desative as notificações: notificações de e-mail e redes sociais fazem um fluxo de trabalho muito reativo. Só por hoje: desligue todas as notificações e verifique seus feeds apenas em horários designados.
30. Avalie suas últimas cinco compras: desenvolver hábitos de consumo mais ético e menos consumistas é a chave para viver uma vida mais simples. Hoje, avalie suas últimas cinco compras não essenciais. Qual a utilidade que elas acabam por ter e como você pode melhorar suas decisões de compra no futuro?

P.S.: Atribuições e explicações por Coisas Fúteis e habituado por mim em alguns itens.

Alguém aqui já fez ou conhecia esse desafio? O que acharam? Irão fazer? Contem-me nos comentários.

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28 comentários:

  1. Que desafio diferente! Gostei bastante, apesar de achar que não aguentaria por muito tempo :@

    Eu, Garota Anônima

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    1. Acho que o bom seria fazer pelo menos uma vez por mês, pra dar uma relaxada nessa vida agitada nossa.

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  2. uma ótima lista a ser seguida, são realmente desafios, principalmente com nossas manias vindas da sociedade atualmente.
    Adorei seu blog, suas fotos são tão suaves, tão lindas, está de parabéns!
    Seguindo aqui :)
    www.zombieffect.com.br

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    1. Verdade, eu fiz e com certeza isso me mudou um pouquinho.
      Ain, obrigada! Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho, haha.
      Beijos *-*

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  3. Muitíssimas dessas coisas eu fazia sem perceber que eram uma forma de desapego :p Gostei e vou fazer mais um monte!

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  4. Gostei do começo " redescobrir o mundo " Nome do meu blog Awwwn ♥
    caraca , vou tentar fazer isso , amei !! E desafio é comigo mesmo !!
    Fazia tempo que tinha vindo aqui e agora tou gostando mais ♥♥
    Um beijo e visite meu blog ♥
    www.redesscobrir.blogspot.com.br/

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Hahahaha, aí ó! Tente mesmo. Eita, obrigada molier *-*

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  5. Também vi esse desafio no Coisas Fúteis e estou pensando seriamente em fazer, precisando urgentemente disso na minha vida .

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

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    1. É massa pow, a vida precisa de uma leveza também... respirar.

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  6. Adorei o desafio! Tem muitos que eu não preciso de quase nenhum esforço para fazer, mas em relação a outros parecem muito interessante de ser praticar, que pode se tornar uma mania agradável para a rotina :3

    http://aroma-tizante.blogspot.com.br/

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    1. Simm! Eu gosto tanto desse desafio, que.... <3

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  7. Tenho que fazer algumas coisas assim também, preciso organizar minha vida neste 2015 mais do que NUNCA!
    Beeeejus lindona!

    www.doceencontro.com

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    1. É o mesmo que estou fazendo na minha vida, haha!

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  8. Adorei o desafio, vou fazer com certeza. Preciso urgentemente me desligar da internet um pouco, entre outras coisas que o desafio cita. Alias, acho que esse desafio foi criado para mim. kk
    Menina, seu blog é maravilhoso. E tão tão fofo e o seu cabelo é tãaaao lindo. <3
    www.marisoek.com

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    1. Para nós, hahaha! Eu tava precisando dar uma mudada na minha vida.
      Eita! Obrigaaaaada, fico tão feliz de ler coisas desse tipo, nhoin.

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  9. Algumas coisas desse desafio eu cumpriria facilmente, outras nem tanto...
    Garota Fashion

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  10. Gente, achei demais. também quero.
    To numa vida tão corrida que as vezes nao consigo fazer tudo o que quero por falta de organização. Por nao me concentrar e ficar doida com a minha bagunça.
    Vou fazer e até imprimir, adorei de verdade heh
    beijos

    followcintia.com




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  11. Adorei a ideia do desafio, passamos a maior parte do nosso tempo inundado em estresse, trabalho e correrias do dia a dia. Vou tentar completa-lo e quando terminar posto lá no blog hehe

    Beijos Jéssica!!!

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  12. As ideias são demais e bem desafiantes hahahaha, fiquei na vontadede e anotei tudo para fazer!!

    m--istakes.blogspot.com

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  13. Quando leio as pessoas dizendo que querem uma vida mais minimalistas, sem esse excesso de consumo eu já me alegro, porque é uma coisa que eu também me interesso!

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    1. Bom isso, né? Uma vida com menos estresse!

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